Marco da Mooca
Étic Imóveis

Mooca SP – Saiba sobre o Bairro

A Mooca

A Mooca, muito querida pelos Paulistanos, é um dos bairros mais tradicionais e conhecidos de São Paulo.

Servido pela sua tradicionalidade e também características deixadas pelos Italianos que aqui habitaram, se torna um lugar imprescindível para quem quer viver bem e com qualidade de vida.

Atualmente é considerado um dos bairros mais seguros e prazerosos de se viver em São Paulo.

Como diz o ditado, Mooca é Mooca né belo?

Criamos este conteúdo com dicas e tudo que você precisa saber se quiser morar na Mooca.

Marco da Mooca

A História da Mooca

Mooca Bairro

O tradicional bairro da Mooca, surgiu na data de 17 de agosto de 1556, apenas 56 anos após o descobrimento do nosso querido Brasil.

As terras eram habitadas por índios, rodeada de riachos, que se concentravam no Rio conhecido hoje como Tamanduateí.

Quando falamos nas ruas da Mooca, entendendo um pouco da origem, temos diversas ruas no bairro com nomes indígenas, como por exemplo: Guaimbé, Arariboia, Tabajaras, Camé, Javari e entre outras.

Segundo entendidos de história a Mooca foi o bairro que mais se concentraram Índios de São Paulo e talvez até do Brasil. Por este motivo temos o nome de lembrança: MOOCA.

Existe uma versão que o nome MOOCA surgiu quando os brancos começaram a construir suas casas no bairro e ouviu-se a expressão MOOCA. Desmembrando a palavra temos “Moo” – Fazendo e “Oca” que significa Casa.

Segurança em SP – Mooca

Diversos estudos apontam que o bairro da Mooca é referência quando falamos em um local seguro para se morar em São Paulo.
No início de 2012 a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo desenvolveu uma pesquisa com os bairros mais violentos e menos violentos na cidade.
Em todos os anos a Mooca se destaca como o bairro mais seguro nos índices de roubo, latrocínio, homicídio, lesões corporais, furtos e estupros.
Para uma cidade tão grande quanto São Paulo isso é uma vitória e tanto.
As desigualdades existem, porém moradores e a vigilância faem um bom trabalho quando o assunto é segurança.
Vejamos um gráfico do site estadão que fez de 2012 a 2017 uma pesquisa e o link completo se encontra aqui:
http://infograficos.estadao.com.br/cidades/criminalidade-bairro-a-bairro/
Mooca segurança

Ano após ano a Mooca obteve resultados entre a primeira e segunda colocação, o que demonstra ser um bairro seguro e com qualidade de vida.

Vigia Whatsapp

Vigilancia Whats App

Esses dados positivos em relação a segurança também é auxiliado pelo empenho dos moradores em ter o local seguro para todos. Pensando nisso, um grupo de WhatsApp para Vigilância do bairro foi criado para que eventos anormais fossem rapidamente divulgado entre os moradores, buscando assim tomar rápidas medidas em caso de algum acontecimento prejudicial aos moradores.

A vigilância é formada por moradores da Mooca que trocam informações de emergências, atitudes suspeitas, assaltos, sequestros e denúncias em geral.

Atualmente o grupo conta com mais de 1000 pessoas que subdividiram o bairro em 20 quadrantes, facilitando assim a comunicação e assim ter um melhor mapeamento em caso de algum incidente.

Essas conversas acabam estreitando relações entre moradores e melhorando a qualidade de vida de todos, principalmente quando o assunto é segurança.

Não basta pedir para entrar, é necessário que converse com os administradores para saberem se você realmente mora no local, só assim será aceito.

Localização

Localização da Mooca
Localizado na Zona Leste de São Paulo, a Mooca é fácil acesso para diversos pontos da cidade, valorizando-se assim por ser estratégico quando falamos em deslocamento urbano.

Os bairros mais conhecidos e próximos da Mooca são: Vila Prudente, Tatuapé, Ipiranga, Belenzinho, Agua Rasa, Anália Franco, Vila Zelina e Jardim Avelino.

A distância entre a Mooca e o Marco Zero de São Paulo, a praça da Sé, é de apenas 5 kilômetros.

Em um dia sem trânsito, o acesso até lá e a zona Central de São Paulo se dá em menos de 15 minutos de carro.

Para aqueles que trabalham na Zona Sul, podem pegar tanto a Rua da Mooca quanto a Avenida Radial leste para acessar a avenida 23 de maio com facilidade.

O mesmo vale para os que desejam acessar a Zona Leste, com tranquilidade você pode pegar a radial sentido Itaquera.
Os principais acessos da Mooca são:

  • Rua da Mooca
  • Rua Taquari
  • Avenida Paes de Barros
  • Rua do Oratório
  • Rua do Acre

 

Étic Imóveis

Este artigo foi produzido pela Étic Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

O que fazer na Mooca
02 set
Dicas na Mooca

O que fazer na Mooca

O que fazer na Mooca A Mooca por ser um bairro tradicional, versátil e muito ativo, dispõem de adiversas formas […]

leia mais
Hospitais na Mooca
27 ago
Dicas na Mooca

Hospitais na Mooca

Hospitais na Mooca O Bairro da Mooca é conhecido por sua tradição e possui todos os serviços que seus moradores […]

leia mais