🥇 A Era de Ouro do mercado imobiliário aconteceu entre 2008 e 2013 em decorrência da política e econômica no Brasil, mas logo na sequência houve instabilidade e quedas até 2018, quando os setores imobiliários e de construção civil registraram crescimento maior que o PIB Nacional.
💰 2020 começou positivo para o setor imobiliário, com elevação no primeiro trimestre em comparação ao ano anterior, mas queda na sequência por conta da pandemia. A tendência para 2021 é de recuperação consistente do setor, com o ciclo de crescimento sustentado por vendas lançamentos que tiveram que ser adiados. Fator econômico, baixa no juros e baixa rentabilidade na renda fixa favorecem a compra de imóvel, mas também é interessante ““testar” alugando um novo local.
Financiamento imobiliário: mais simples, mais barato e mais atrativo.
🔹 Facilitação do processo com desburocratização, necessidade de menos documentos e digitalização dos processos.
🔹 As taxas de juros atingiram o menor patamar de todos os tempos, o que estimula compras, pois há desconto significativo nas parcelas de um financiamento.1% a menos nos juros do financiamento imobiliário é equivalente a 2 milhões de famílias a mais cogitando a possibilidade de comprar a casa própria.
🔹 Investimentos de renda fixa ganham menos com juros, então aumenta o número de investidores em imóveis.
🔹 As construtoras precisam vender rapidamente as unidades, que avançam pela demanda reprimida dos últimos anos para recuperar o tempo perdido pela desvalorização.
Mudança de comportamento dos consumidores que passam mais tempo em casa e provavelmente seguirão avaliação mais criteriosa na escolha:
🔹 A habitação não serve mais apenas como local de descanso;
🔹 Importância de viver em espaços mais aconchegantes e com mais cômodos;
🔹 Muitas empresas adotaram o home office como formato de trabalho, o que continuará em alta e implica em buscas por mais divisões e espaço interno nas unidades;
🔹 Procura por condomínios com mais possibilidades de áreas de lazer e uso em comum.
- Artigo Anterior Busca um apartamento à venda em São Paulo? Encontre o ideal!
- Próximo Artigo Dicas para buscar imóveis na Zona Leste de São Paulo