Guia completo de Mooca São Paulo

BAIRRO MOOCA, SP: VALE A PENA MORAR?

 

Quando o pensamento de mudar de casa ou morar em São Paulo aparece, o bairro Mooca é sempre muito cogitado. Com sua forte herança histórica, segurança com excelência e infraestrutura similar ao de uma cidade, a região já deixou de ser apenas responsável por uma moradia, e se tornou lar para milhares de pessoas que tem orgulho de ser mooquenses, que é o nome carinhosamente dado àqueles que vivem no bairro.

 

Mas, afinal: vale a pena morar no bairro Mooca, SP? Será que esse bairro tão seguro, completo e tradicional combina com a sua personalidade e o que você deseja para o seu futuro?

 

Leia até o final e se prepare para explorar uma realidade completamente diferente do que você está acostumado em São Paulo!

Aqui nesse post você irá saber:

Como é Viver na Mooca
Uma Cidade Dentro de Um Bairro
O Bairro mais Seguro de São Paulo
Noite Paulistana da Mooca
04 Lugares para Conhecer na Mooca

 

VIVER NA MOOCA É SINÔNIMO DE CULTURA E ORGULHO

 

Se imagine em um bairro com forte herança indígena e ao mesmo tempo intitulado como um pedacinho da Itália em São Paulo. Essa é a Mooca, a querida região que tem muita cultura na bagagem e uma longa história relacionada aos italianos e aos indígenas.

 

Começando pelos nossos conhecidos do país da bota, muitos imigrantes da Itália ajudaram a formar cada tijolo do bairro e vivem ali até hoje. Por conta disso, é comum você ouvir sotaques diferentes e se deparar com uma gastronomia italiana de excelência a cada rua. Vai uma pizza ou massa quentinha saindo do forno? 

 

Falando em relação histórica com os indígenas, a região da Mooca é perita. O próprio nome, ‘’Mooca’’, vem da relação das palavras de origem indígena: ‘’Moo’’ (fazendo) e ‘’oca’’ (casa)’’, que dizem ter sido pronunciadas ao verem os portugueses construindo casas em seu bairro. Além disso, temos diversas ruas na Mooca com nomes indígenas, como por exemplo: Guaimbé, Arariboia, Tabajaras, Camé, Javari e entre outras.

 

Por conta desses laços, fica nosso recado: é só passar um tempinho no bairro para perceber que a cultura é viva e pulsa com orgulho no coração de cada morador da Mooca

 

UMA CIDADE DENTRO DE UM BAIRRO

 

Você pode morar em qualquer lugar do mundo, e a infraestrutura irá continuar sendo uma das coisas mais importantes para ter qualidade de vida. E, nesse quesito, a Mooca também é altamente qualificada.

 

Dentro do bairro, você irá encontrar praticamente uma cidade: hospitais (para nós humanos e também para os animais), universidades, escolas, hipermercados, e até mesmo um shopping próprio, o Mooca Plaza Shopping, além de diversos outros tipos de estabelecimentos que vão facilitar a sua vida e você não vai precisar sair do bairro para encontrá-los.

 

Caso deseje ir para outros lugares, pode ficar despreocupado quanto ao transporte: as linhas de trem, metrô e ônibus são diversas e próximas, o que facilita e muito a circulação dentro e fora da Mooca.

 

E lembre-se: por conta do alto número de universitários e de muitos moradores antigos, você não precisa se preocupar se está vindo em família, sozinho ou em casal: tem espaço na Mooca para cidadãos de todas as idades que desejam paz e muita qualidade de vida.

 

Caso queira se aprofundar nas escolas, clique aqui e aqui para conhecer os hospitais da região.

 

O BAIRRO MAIS SEGURO DE SÃO PAULO: SEGURANÇA É O QUE NÃO FALTA!

 

Procurando viver em segurança? Em São Paulo, é importante pesquisar e escolher um bairro seguro para garantir tranquilidade e uma qualidade de vida maior, e entre todos que existem na cidade, a Mooca é a campeã.

 

Há anos, diversos índices apontam a Mooca como o bairro mais seguro da cidade de São Paulo. Entre 2012 a 2017, a Secretaria do Estado de Segurança Pública da cidade captou dados de todos os bairros, e a região da Mooca liderou com o menor índice de criminalidade em todo município nos aspectos de roubos, homicídios, lesões corporais e outros tipos de violência, registrando pouquíssimos casos durante o período. Além disso, é muito mais seguro para mulheres.

 

A Mooca também é conhecida por ter a sua própria ‘’vigia whatsapp’’, onde mais de mil moradores se reúnem em um grupo para se manterem informados e se protegerem com avisos, emergências e suspeitas. É a maneira que eles encontraram para elevar o nível de segurança de todos e preservar a harmonia entre os mooquenses.

 

Caso deseje entender mais a fundo o gráfico lá de cima, você pode encontrá-lo aqui.

 

NOITE PAULISTANA – VIDA NOTURNA

 

Como você leu no artigo, a Mooca é um bairro muito familiar com essência acolhedora. No entanto, isso não significa que não há uma ótima presença de vida noturna. Não é atoa que, se adaptando ainda mais ao mundo moderno, diversos galpões e prédios do bairro foram e estão sendo transformados em novos estabelecimentos, principalmente para aquele público que ama as noites paulistanas.

 

Para quem deseja uma vida noturna de estilo, a Rua Madre de Deus, na Mooca, possui mais de 10 bares diferentes para você escolher e curtir com os amigos. Se você quiser conhecer mais a fundo cada um deles, clique aqui.

 

OS 4 LUGARES QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE CONHECER NO BAIRRO MOOCA

 

NOS TRILHOS

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1253 Mooca

Imagine um local que sedia eventos culturais e festas ao redor de trens centenários e diversos trilhos da ferrovia da cidade de São Paulo com o intuito de restaurar trens do século passado e manter o patrimônio do município vivo. Esse é o Nos Trilhos, que conta com muita inovação em diversos eventos temáticos e, ainda por cima, com um incrível passeio de uma Maria Fumaça disponível. Indispensável para quem quer conhecer um local com propósito e ainda aproveitar eventos muito bem feitos e pensados.

Trilhos Mooca

CLUBE JUVENTUS

Endereço: Rua Comendador Roberto Ugolini, 20 – Mooca

O Clube Juventus, sem dúvida alguma, é a melhor opção para quem procura lazer com a família e amigos. Esse maravilhoso clube conta com dezenas de atrações e modalidades esportiva, indo desde artes marciais como taekwondo e judô, os tradicionais como futebol, basquete e vôlei, natação em piscinas olímpicas e térmicas, até bocha, yoga, sinuca, poker e muito mais. 

O clube também produz e sedia diversos eventos, e a autoridade e reconhecimento é tanta que seus eventos, muitas vezes, possuem artistas famosos e altíssima participação. Assim como, da mesma forma, eles são responsáveis por levar diversas equipes e times até copas e campeonatos esportivos.

Clube Juventus Mooca

MOOCA PLAZA SHOPPING, O SHOPPING DO BAIRRO MOOCA

Endereço: Rua Capitão Pacheco e Chaves, 313 – Mooca

Pensar na Zona Leste e não lembrar do Mooca Placa é impossível. Se você quer uma diversidade imensa de lojas, muitas opções de gastronomia e um cinema incrível em dois pisos amplos e espaçosos, esse shopping é a opção perfeita para você. 

 

Se prepare para encontrar modernidade e diferenciais em um shopping totalmente pet friendly (tem até carrinhos para animais!), com espaço família e até mesmo assistente para quem não quer sair de casa. Visitou a Mooca? Conhecer o Mooca Plaza é indispensável!

Shopping Mooca

TEATRO ARTHUR AZEVEDO

Endereço: Av. Paes de Barros, 955 – Mooca

Com o objetivo de manter a cultura viva entre a população, o teatro Arthur Azevedo é um dos mais importantes dentro de São Paulo. Sua programação é extensa, divulgada todos os meses com novidades de filmes, peças e shows, sendo a maior parte gratuita e aberta ao público interessado. Para os apaixonados por uma boa experiência cultural, esse teatro é a melhor opção dentro da Mooca.

Teatro Arthur Azevedo

COMO MORAR NO BAIRRO MOOCA

Imagine-se aproveitando toda a segurança do bairro e a vigia whatsapp, levando sua familia para jantar nos mais diversos tipos de gastronomia, curtindo com os amigos no Clube Juventus, explorando um pouquinho mais da cultura italiana e deixando de sair atrasado para o trabalho por conta de ter um transporte público de qualidade e próximo à sua casa?

 

Mooca

 

Agora que você conheceu um pouco mais do tradicional, seguro e completo bairro Mooca, vamos te contar mais um segredo: há mais de 200 imóveis disponíveis atualmente no bairro e um deles pode ser seu. Clicando aqui você vai poder conhecê-los mais de perto e escolher o que mais se encaixa com seu estilo de vida e de quem irá viver com você.

 

Depois de conhecer todos esses diferenciais do bairro, você vai querer perder a chance de morar na Mooca?

 

Comprar Imovel na Mooca